ReThink _ Re_Act _ ReShape || maat x portuguese jewellery
- Ana Bragança

- 5 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2021


ReSHAPE é o nome de uma parceira que surge numa altura em que o Mundo deveria priorizar e promover, cada vez mais, novas políticas associadas à Sustentabilidade. Assim, o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e a AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) convidaram seis marcas, entre as quais Ana Bragança Jewellery, a criar novas coleções, de caráter disruptivo, onde se incentiva à incorporação de materiais reutilizados e reciclados.
O objectivo é, através da joalharia, relembrar e promover o combate ao desperdício e reinvenção do presente.

Contemporaneidade, Arquitetura e Geometria são três atributos omnipresentes nas coleções de Ana Bragança, arquiteta formada na Faup (Porto) e na Bartlett (Londres), que descobriu em 2012 o universo da Joalheria - a arte que realmente a complementa e à qual a designer se dedica a tempo inteiro desde 2015. No entanto, a arquitetura continua presente no seu trabalho e a minicoleção desenvolvida para a parceria ReShape não foge à regra!

Para tal, Ana Bragança estabeleceu uma parceria com o “Atelier Circonflexe”, um gabinete de Arquitetura de ex-colegas de trabalho da artista, localizado na Suíça, em Lausanne, formado por duas mulheres pelas quais a joalheira tem um especial apreço por saber que encaram de forma extremamente profissional as questões ligadas à Arquitectura Sustentável, escolhendo cautelosamente e de forma séria tanto os materiais como os métodos construtivos utilizados.
Rosine Lacaze e Marie-Aude Papin: arquitetas do gabinete "Atelier Circonflexe" || Créditos de Imagem: "Atelier Circonflexe" ++++++ Maquete do “Atelier Circonflexe”, que ia ser destruída, e da qual Ana Bragança
utilizou algumas partes para fazer jóias || Créditos de Imagem: Ana Bragança Jewellery

Às antigas maquetes do gabinete, realizadas em K-line - objectos estes que deixaram de ter utilidade e que iam ser descartados - Ana Bragança juntou umas estruturas realizadas num material nobre, estruturas estas que relembram cortes ou alçados de um projecto de Arquitetura imaginário, onde vivem personagens e/ou árvores feitas em Prata de Lei (925).

Desta forma, com a mini-coleção “New Home”, Ana Bragança conseguiu dar um novo uso ao “lixo” do atelier e, de certa forma, conseguiu redefinir a preciosidade de maquetes obsoletas.
A inauguração será realizada no dia 23 de Novembro 2021, no Maat (Avenida Brasília), lugar onde as peças estarão em exibição e à venda ao público.








This collection, Rethink. React. Reshape, elegantly merges creativity, sustainability, and craftsmanship in the realm of jewellery design. It is truly inspiring to witness innovative methodologies across various fields. In a similar vein, students who wish to pay someone to take my online nutrition exam can depend on the expert assistance provided by Take My Online Exam Pro for reliable academic support.